quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Descubra a importância do call center para sua empresa

Descubra a importância do call center para sua empresa

Você já recebeu um telefonema de alguma empresa para saber como foi a sua experiência de compra ou até mesmo ajudar a solucionar algum problema? Saiba que essas atribuições, entre outras, são de responsabilidade do setor de call center de uma empresa e que refletem diretamente o restante do negócio. Já conseguiu notar a importância do call center?

Área responsável pela a realização do atendimento ao cliente, que também pode ser conhecida como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), o call center reúne diversos profissionais que ficam responsáveis por essa tarefas. Assim, as funções realizadas vão desde uma pesquisa de satisfação e orientação ao usuário até vendas de produtos e suporte técnico. 

Com isso, continue lendo este artigo até o seu final e conheça mais sobre a importância do call center para sua empresa e porque você deve adotá-lo. Boa leitura!  

8 motivos que mostram a importância do call center para as empresas 

8 motivos que mostram a importância do call center para as empresas

1 – Melhoria do suporte ao cliente

Melhoria do suporte ao cliente

Como já mencionado, uma das primeiras vantagens que um sistema de call center agrega a uma empresa é em relação a melhoria do suporte oferecido aos clientes. Desse modo, entenda que um um call center eficiente e que funcione em diversos horários, consegue cativar ainda mais os clientes.

Isso toma proporções ainda maiores quando tratamos de empresas que oferecem como produto uma prestação de serviço, como provedores de internet. Um problema pontual pode gerar uma enxurrada de reclamações, o que atraves que um call center pode ser notado rapidamente e repassado para uma equipe de manutenção, agilizando o reparo ao problema.  

2 – Redução de erros

Redução de erros

Em conjunto com a otimização do suporte ao cliente, também acompanha um call center estruturado a redução dos erros dentro da equipe de trabalho. Isso porque através da utilização das ferramentas e equipamentos corretos pode-se ter uma maior centralização das informações recebidas, evitando que ocorra, por exemplo, a necessidade de retrabalho. 

Além disso, também se evita que ocorra uma duplicidade em um atendimento ou até demora na hora de resolver alguma demanda dos clientes. Assim, os processos passam a se tornar mais eficientes e, por consequência, ocorre uma redução de gastos desnecessários.

3 – Aumento da produtividade

Aumento da produtividade

Um sistema de call center também tem a capacidade, caso seja bem estruturado e com profissionais treinados, de fazer aumentar a produtividade do trabalho realizado. O motivo para isso é bem simples, uma vez alinhado os padrões de atendimento, esses colaboradores podem realizar as suas funções de forma mais ágil.   

Desta maneira, a equipe poderá atender as demandas de uma forma mais rápida, mas sem deixar a qualidade de fora, uma vez que esse aspecto ainda faz toda a diferença. Programas de gestão de atendimento podem auxiliar nessa área. 

4- Recebimento de feedbacks e processo de melhoria

Recebimento de feedbacks e processo de melhoria

Ao colocar a disposição do público um canal de call center, a sua empresa aumenta a possibilidade de receber feedbacks sobre o trabalho que está sendo realizado, seja na venda de um produto ou prestação de serviço. Assim, esse atendimento consegue gerar informações valiosas sobre o desempenho do negócio, que podem ser refletidas em novas ações internas ou externas.

Além disso, também é possível determinar através desse atendimento o entendimento que o seu cliente tem da marca como um todo, mostrando caminhos para o desenvolvimento do negócio. 

5 – Melhor organização das informações

 Melhor organização das informações

Pense um pouco: quanto tempo você e a sua equipe perdem de tempo procurando dados quando não organizam as informações dos clientes assim que eles chegam? Essa demora pode fazer com que em uma situação de pressa, um cliente se irrite e a sua empresa acaba perdendo a venda.

Dessa forma, por meio de um call center, os dados dos clientes já são organizados e tabelados ainda durante o atendimento, fazendo uso de softwares, por exemplos. Assim, com poucos cliques é possível encontrar o material necessário, além de não precisar utilizar papéis em excesso.    

6 – Conquista de novos clientes

Conquista de novos clientes

Outra importância do call center diz respeito a prospecção de novos consumidores para a sua empresa. Alinhando um produto ou serviço de qualidade com uma proposta atraente e que apresente algum tipo de benefício para os clientes, se torna mais fácil aumentar a cartela de clientes, se aproximando cada vez mais dessas pessoas. 

Além disso, através do call center também é possível conhecer mais os seus clientes, conseguindo oferecer não só um produto, mas uma solução para as dores e dificuldades que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia. 

7 – Fidelização dos clientes

Fidelização dos clientes

Dependendo do negócio e ramo de atuação, muitas vezes se torna mais vantajoso buscar a fidelização dos clientes do que a procura por novos. Isso porque com o aumento da identificação com uma marca, uma pessoa se torna mais propenso a gastar uma quantia maior sem tantos problemas.

Com isso, o call center ganha importância devido a realização de um pós-atendimento de qualidade, demonstrando estar com total dedicação para solucionar qualquer demanda do cliente que possa vir a surgir.  

8 – Prevenção de possíveis problemas

Prevenção de possíveis problemas

Outra importância do call center se demonstra na área de prevenção e resolução de possíveis demandas dos clientes que possam vir a se tornar um problema maior que atrapalhe o desenvolvimento da empresa. Esse trabalho pode ser feito, por exemplo, através de pesquisas de satisfação. 

Nesses casos os clientes podem fazer apontamentos que nunca foram percebidos dentro do negócio, fazendo com que sejam tomadas as devidas providências para solucionar tal necessidade. Com isso, é possível fazer com que sejam economizados recursos, já que uma manutenção preventiva é sempre mais barata que um corretiva. 

Conclusão

Como você pode perceber, a importância do call center vai muito além de um simples canal de comunicação com os seus clientes. Através da adoção dessa prática, é possível conseguir informações suficientes para saber, por exemplo, se um produto oferecido está agradando ou se é necessário fazer algum tipo de mudança na atuação.

Assim, para conseguir implementar esse tipo de trabalho dentro da sua empresa com sucesso, o mais recomendado é contar com o auxílio de uma empresa especializada, como a Sigma Telecom. Clique aqui e saiba mais sobre como fazer isso e a  importância do call center para o mundo dos negócios.
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