quarta-feira, 1 de julho de 2020

Call center via WhatsApp: Esse é o futuro?

Call center via WhatsApp: Esse é o futuro?

Desde que passou a funcionar no Brasil, o WhatsApp se expandiu rapidamente aumentando o seu número de usuários, se tornando um aplicativo certo na maioria dos dispositivos móveis em funcionamento. Com isso, passou a se pensar diferentes formas de se usar esse aplicativo de mensagens, até mesmo um call center via WhatsApp? Mas, será que realmente vale a pena usar?

Mesmo que a sua ideia inicial de funcionamento tenha sido apenas para comunicação pessoal, pessoa física com pessoa física, também já está bem difundido, atualmente, as opções de para as pessoas jurídicas expandirem as suas comunicações. Tanto o WhatsApp Business, direcionado para microempreendedores, como a versão WhatsApp Enterprise, com foco em empresas maiores, são bem utilizados pelos pelas empresas como um canal de comunicação oficial com seus clientes. 

Dois pontos que jogam a favor desse aplicativo é a facilidade de comunicação e a economia gerada a partir do seu uso, auxiliando as empresas nas constantes que os call centers têm passado na era digital. Sendo assim, veja a seguir aplicações do call center via WhatsApp, os benefícios que ele pode gerar para a sua empresa se bem utilizado e também um programa de call center que pode transformar a comunicação do seu negócio. 

Aplicações do call center via WhatsApp

Aplicações do call center via WhatsApp

Para te ajudar a compreender como a utilização do WhatsApp pode ser uma excelente saída quando pensamos em call center na era digital, separamos 3 aplicações práticas que ocorrem com o aplicativo é utilizado com esse foco. Veja abaixo: 

  1. Vários atendentes para um único número

Ao contar com o WhatsApp como a ferramenta que servirá como base para a realização do call center da sua empresa, você poderá permitir que vários atendentes interajam com seus clientes através de apenas um único número de WhatsApp, além disso você está garantindo que tudo que for realizado através desse canal ficará guardado para possível checagem e averiguação depois.

Sendo assim, esse se torna um excelente aliado no desenvolvimento da empresa, principalmente quando levamos em conta as áreas do atendimento ao cliente e vendas, que pode otimizar cada vez mais os serviços prestados. Isso porque, a partir da análise desse conteúdo, pode se encontrar pontos de melhora, crescendo a satisfação do cliente com o serviço prestado nos próximos atendimentos, aumentando a chance de aumentar a lucratividade da empresa.  

  •  BOT de atendimento

Outra funcionalidade que pode auxiliar no atendimento do seu negócio pelo WhatsApp é o BOT, a partir desta inteligência artificial é possível realizar o atendimento automático dos seus clientes para algumas atividades ou quando não se tem nenhuma pessoa para realizar o atendimento humano. O BOT oferece de várias opções para os clientes irem selecionando as que precisam no momento e consegue resolver varias situações de forma autônoma ou então de identificação do cliente.

Dessa forma, quando a mensagem chega até um atendente humano, esse já tem informações para otimizar o atendimento, aumentando a produtividade do seu trabalho. Esse ponto é de grande importância na busca pelo aumento da satisfação dos clientes e também pode ser aplicado ao atendimento online por uma central de atendimento via WhatsApp.

  • Possibilidade de associação com outras tecnologias e programas

Para facilitar ainda mais o atendimento via WhatsApp como call center, também existe a possibilidade de conectar esse sistema a outros programas que potencializam o seu funcionamento e praticidade para as empresas. Um exemplo de integração é com um sistema ERP, que acaba contribuindo como a gestão de todas as informações do negócio.

Isso porque, seria possível, que um cliente solicite um boleto de pagamento e receba, de forma automática, o arquivo em PDF do pedido referido por exemplo.

Benefícios call center via WhatsApp

Benefícios call center via WhatsApp

Listamos abaixo alguns benefícios que o call center através do WhatsApp consegue proporcionar para as empresas que adotarem esse modelo de comunicação. 

Diversos formatos de mensagem podem ser usados 

Utilizar o WhatsApp como call center proporciona a possibilidade de que seja usado diferentes formatos de mensagem para interagir com os clientes. Ou seja, podem ser utilizados vídeos, fotos, áudios e, é claro, mensagens de texto. Versatilidade que agrega valor à sua empresa.  

Número expressivo de usuários no Brasil 

Segundo dados do próprio WhatsApp em 2019, 120 milhões de usuários usam a plataforma de mensagem todos os meses no Brasil, o que representa que 76% de usuários móveis no Brasil usam o aplicativo com frequência. Isso deixa claro que a probabilidade de os seus clientes usarem o WhatsApp é alta, gerando uma alta demanda também. 

Maior proximidade com os clientes 

Tratar com os clientes diretamente pelo WhatsApp cria a facilidade de contato pelo fato do aplicativo, como os dispositivos móveis, serem muito utilizados. Assim, se facilita a resolução de problemas e se cria uma comunicação mais positiva. Além disso, é gerado um certo tom de informalidade que pode aproximar ainda mais o cliente. 

Sigma Smart.Chat: Call Center via WhatsApp de última geração

Para conseguir potencializar ainda mais a utilização do call center via WhatsApp é fundamental contar com um sistema de contact center eficiente que possibilite o gerenciamento da comunicação da sua empresa por essa plataforma, como Sigma Smart.Chat

O Sigma Smart.Chat pode funcionar de forma autônoma fazendo o atendimento via call center de WhatsApp e/ou WebChat assim como, através da adição de outros módulos ser capaz de fazer o atendimento tradicional de ligações telefônica.

O sistema é fornecido na modalidade SaaS (Software as a Service) onde a empresa contratante precisa apenas disponibilizar o número de WhatsApp que via ser utilizado. Toda a infraestrutura para funcionamento fica sob responsabilidade da SigmaTelecom, desta forma minimizando os custos com implantação do sistema e fazendo com o que a plataforma fique operante após 48h de sua contratação. 

Conclusão

Diante do que foi apresentado neste artigo, a Sigma Telecom é sua parceira ideal para implementar o call center via WhatsApp na sua empresa. Clique aqui e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça a melhor proposta para o seu negócio. 

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