segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Como reduzir custos com PABX em nuvem?

Como reduzir custos com PABX em nuvem?

Nos últimos anos o setor da comunicação empresarial tem se transformado com as diversas novidades que estão surgindo. Uma delas é o PABX em nuvem, que entre outros fatores, consegue agregar em flexibilidade, mobilidade facilitada e, principalmente, redução de custos consideráveis quando em comparação com outras ferramentas de comunicação. 

Esse último fator, aliás, é o que mais impacta quando se considera a utilização de PABX instalado na nuvem. Diversas empresas têm optados por esse modelo de PABX, se tornando cada vez mais comum encontrar esse modelo de equipamento no universo empresarial. Assim, é preciso entender o que é para saber se é ideal pra o seu negócio ou não.  

Diante desse cenário, para conhecer mais sobre as diferentes soluções em nuvem que existem e podem auxiliar a sua empresa nas tarefas do dia a dia, clique aqui e veja alguns conteúdos especiais que preparamos sobre o tema.

Se você quiser saber mais sobre PABX em nuvem, siga com a leitura e saiba porque esse modelo de equipamento se torna mais barato para as empresas, gerando um excelente custo-benefício e uma comparação com a telefonia comum. 

Porque o PABX em nuvem é mais barato?

Porque o PABX em nuvem é mais barato?

Mesmo com a grande aceitação do mercado, muitos gestores ainda desconfiam das vantagens que o PABX virtual proporciona. No entanto, isso não deveria existir quando analisamos, de fato, os benefícios do equipamento. Logo de cara, esse modelo de PABX já apresenta um valor de investimento consideravelmente menor.

Isso ocorre porque com a hospedagem em nuvem, são eliminados os diversos custos, como a necessidade de uma central local, telefones, cabeamento e placas E1, já que todos passam a ser substituídos pela internet. Sendo assim, caso seja necessário, o investimento realizado será com telefones IPs. 

Sem contar que as ligações entre escritórios e filiais, por exemplo, passam a se tornar totalmente gratuitas, sem a existência de nenhum tipo de tarifa a cada chamada. Por sua vez, os gastos com interurbanos, ligações internacionais e celular também são reduzidos drasticamente.

Além disso, por ser um sistema de comunicação unificada, o PABX em nuvem também pode disponibilizar áudio e videoconferências a partir do próprio computador de cada usuário sem acrescentar nenhum custo, seja por ligação ou pela utilização de equipamentos adicionais, por exemplo. 

Diferenças entre PABX Virtual e Telefonia Convencional

Diferenças entre PABX Virtual e Telefonia Convencional

Para ajudar você a entender ainda a mais sobre as vantagens que o PABX em nuvem pode oferecer em relação à comunicação convencional, veja abaixo o comparativo dos modelos de equipamento abaixo: 

  1. Tecnologia 

Quando comparamos a telefonia digital com a analógica, existe uma grande diferença entre a tecnologia utilizada para transmitir as chamadas telefônicas. Os analógicos usam a Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN), que é a rede de fios que transporta esses dados. A partir disso, os seus usuários podem esperar uma excelente qualidade de som, mas, em contrapartida, terão que pagar tarifas mais altas por recursos básicos.  

Enquanto isso, a telefonia via nuvem, utiliza a tecnologia VoIP para realizar as ligações, ou seja, utilizam a internet para enviar e receber chamadas, convertendo voz em pacotes de dados. Dessa forma, eliminando fios e trocas físicas, os usuários conseguem aproveitar tarifas mais baixas, ótima qualidade de som e recursos avançados.  

  1. Equipamentos

Fazer ligações a partir de uma linha convencional, exige que exista um aparelho físico conectado à PSTN, diminuindo consideravelmente a mobilidade que as empresas podem ter. Por outro lado, a telefonia digital é muito mais flexível quando se trata dos equipamentos necessários, como mencionamos anteriormente.

Além da possibilidade da utilização de telefones IP, equipamentos físicos conectados a internet que oferecem diversos recursos, também existe a possibilidade de fazer as chamadas VoIP através de um computador. Nesse caso, basta utilizar um softphone, software que simula um aparelho telefônico. Também é possível conectar um Adaptador para Telefone Analógico (ATA) em um telefone comum e fazer proveito da telefonia IP.  

  1. Escalabilidade

Os negócios que pretendem expandir as suas operações de forma escalável, também devem considerar a escolha do modelo telefônico como um dos fatores primordiais. A telefonia analógica pode ser um problema nesse aspecto, uma vez para realizar mudanças seria preciso chamar um técnico no local, o que poderia significar em mais gastos e tempo de espera.

Já o sistema em nuvem, é altamente escalável, sendo possível, por exemplo, começar com apenas um usuário e aumentar o número de linhas conforme a necessidade exigir. Ou seja, é praticidade e otimização de recursos para a sua empresa. 

  1. Integração facilitada entre setores 

A sua empresa não precisa se preocupar com a integração entre os setores. A comunicação interna é potencializada pela telefonia VoIP, uma vez que com a instalação é fácil e alta escalabilidade, todos os profissionais da empresa terão uma via de contato fácil com os companheiros de trabalho, além de contatar os clientes de forma fácil. 

Custo-benefício do PABX virtual

Custo-benefício do PABX virtual

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam para contratar um plano de telefonia é diretamente relacionado a burocracia envolvida em todo esse processo. Com isso, saiba desde já que a telefonia em nuvem permite uma grande facilidade de contratação, migração de planos e até mesmo cancelar os serviços VoIP.

Assim, também é possível personalizar o plano de utilização da sua empresa de acordo com as realizadas do momento, pagando apenas pelo que realmente está sendo utilizado. Sem contar, em diversos casos, da possibilidade de fazer testes sem compromisso dos serviços para saber se é o que a sua empresa necessita.

Ou seja, é custo-benefício, na prática, para o seu negócio se destacar perante a concorrência otimizando recursos e potencializando a ação de todos os profissionais, contribuindo para o aumento da produtividade de todos.  

Conclusão 

De uma forma geral, o PABX em nuvem é uma excelente opção para empresas que estão em franco crescimento e que necessitam de um equipamento de comunicação que ofereça alta qualidade com baixo custo. Além disso, também é possível verificar um aumento da produtividade de todos.

Conte com a Sigma Telecom para te ajudar na escolha do PABX em nuvem que mais se encaixa na necessidade da sua empresa. Clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.  

O post Como reduzir custos com PABX em nuvem? apareceu primeiro em Sigma Telecom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário